www.aeel.org.br home | fale conosco
 

Estatuto
Ficha de Inscrição
Informes AEEL
Informes Unergia
Acordos
Normas Eletrobras ACT
Você!
Saúde e Vida
Eventos
Galeria de Imagens
Jogos
Notícias
Processos Judiciais
Sistema Eletrobrás
Eletros
Link's Úteis
Balanço
Fale com a Aeel
Como Votar?
Eleições 2017


 

ÁREA RESTRITA

Para ter acesso ao sistema preencha os campos baixo:





 

 

Esqueci a senha

 


  Notícias
  Vinte inspetores das empresas Eletrobras participaram, agora em setembro, do quarto treinamento em “Metrologia e Técnicas de Medição em Ensaios de Alta Tensão”, realizado pelo Cepel, no Laboratório de Referência em Medição de Alta Tensão (CA2), na Unidade Adrianópolis. A necessidade deste tipo de treinamento foi evidenciada, ainda em 2011, pelos próprios inspetores, durante uma apresentação do CA2, no primeiro Encontro Nacional de Inspetores das Empresas Eletrobras (ENIEE).

“Caso as inspeções nos fornecedores não sejam corretamente realizadas, criam-se brechas para a entrada de equipamentos em não conformidade no sistema elétrico, afetando sua eficiência e a disponibilidade de energia. A capacitação é, portanto, de fundamental importância para detetar e até mitigar as não conformidades durante as inspeções”, explica o pesquisador Marcio Thelio, da Área de Laboratórios de Adrianópolis, acrescentando que tais equipamentos devem estar em conformidade com as normas técnicas ABNT/NBR 60060-1:2013 e IEC 60060-2:2010.

O treinamento consiste de módulo de embasamento teórico, ministrado por Thelio, combinado com parte prática, incluindo experimentos em laboratório, supervisionados pelo pesquisador Luiz Carlos de Azevedo, também da Área de Laboratórios de Adrianópolis. Tais atividades visam a um melhor entendimento e fixação das técnicas de medidas em alta tensão.

“O objetivo é desenvolver o senso crítico de cada inspetor para que identifique as não conformidades que possam aparecer durante os ensaios de Tipo e de Rotina normalizados. As técnicas apresentadas ao longo do curso vêm suprir a falta de treinamento na área de metrologia, assegurando uma melhor qualidade dos equipamentos ensaiados que irão fazer parte do sistema elétrico brasileiro”, acrescenta Azevedo.

Desde a primeira edição do treinamento, já foram capacitados mais de 80 inspetores das empresas Eletrobras. Participaram desta turma 11 inspetores da Chesf; três, da Eletronorte; três, de Itaipu Binacional; um, de Furnas; um, da Eletrosul; um, da Eletrobras Distribuição Alagoas.
  Fonte: www.infoenergia.com.br
  Data de Publicação: 29/09/2014
 
 

Associação dos Empregados da Eletrobras - Telefone /fax: (21) 3553-3501 / (21) 3553-3502
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados a AEEL

Desenvolvido por AMANDY SOFTWARE