|
Hidrelétricas em áreas tropicais são menos poluentes do que as termelétricas de mesma potência
|
O volume de emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerado por usinas hidrelétricas (UHEs) pode ser de cem a quinhentas vezes menor do que o gerado por termoelétricas a carvão, podendo até mesmo ser negativo, como é o caso da UHE Xingó, na Bacia do Rio São Francisco, cujo reservatório absorve 0,5 gramas de dióxido de carbono equivalente por quilowatt-hora (gCO2e/kWh) produzido.
Esta é uma das constatações do Projeto Balcar – Emissões de Gases de Efeito Estufa em Reservatórios de Centrais Hidrelétricas, projeto com recursos da Lei 9991/00 (P&D ANEEL), desenvolvido pelas empresas ELETROBRAS em conjunto com 7 instituições de pesquisa nacionais e coordenado tecnicamente pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL, que retificou resultados de publicações internacionais, baseados em extrapolações a partir das emissões da UHE Balbina, cujo reservatório é único no gênero e anômalo.
O projeto, cujo relatório final gerou o livro Emissões de Gases de Efeito Estufa em Reservatórios de Centrais Hidrelétricas, inovou ao considerar as emissões lÃquidas de GEE, ou seja, as diferenças entre os balanços de emissões e remoções de GEE pós-enchimento e os balanços de emissões e remoções de GEE pré-enchimento, tornando-se referência mundial para essa natureza de estudo.
Os dados foram obtidos em 44 campanhas de campo, realizadas entre 2011 e 2012, em 11 aproveitamentos hidroelétricos no Brasil, sendo 8 em operação (UHEs Balbina, Itaipu, TucuruÃ, Serra da Mesa, Xingó, Três Marias, Funil e Segredo) e 3 em construção (UHEs Santo Antônio, Belo Monte e Batalha). Para as UHEs em operação, foram elaborados cenários, com base em mapeamentos de uso e cobertura da Terra, obtidos de imagens de satélite, para os perÃodos de pré-enchimento. Verificou-se, assim, se os ecossistemas alagados pelos reservatórios eram emissores ou absorviam gases do efeito estufa.
Uma usina a carvão chega a emitir 930 gCO2e por kWh produzido. O valor cai para 412 g nas térmicas a gás natural. Enquanto isso, o projeto comprovou que usinas hidrelétricas como Três Marias e Serra da Mesa emitem, em média, 91 gCO2e/kWh e 69 gCO2e/kWh respectivamente. Descontando as emissões pré-enchimento dos ecossistemas alagados, as emissões lÃquidas de GEE em Três Marias e Serra da Mesa caem para 50 gCO2e/kWh e 32 gCO2e/kWh respectivamente. Os valores caem ainda mais quando se trata das usinas de Funil e Segredo, que emitem, respectivamente, 2,2 e 1,9 gCO2e/kW. Descontando as emissões pré-enchimento, as emissões lÃquidas de Funil ficam negativas (-1,35 gCO2e/kWh) enquanto que para Segredo sobem para apenas 4,59 gCO2e/kWh.
|
|
Fonte: http://www.infoenergia.com.br/
|
Data de Publicação: 29/08/2014
|
|
|
|