www.aeel.org.br home | fale conosco
 

Estatuto
Ficha de Inscrição
Informes AEEL
Informes Unergia
Acordos
Normas Eletrobras ACT
Você!
Saúde e Vida
Eventos
Galeria de Imagens
Jogos
Processos Judiciais
Sistema Eletrobrás
Eletros
Link's Úteis
Balanço
Fale com a Aeel


 

ÁREA RESTRITA

Para ter acesso ao sistema preencha os campos baixo:





 

 

Esqueci a senha

 


   Contribuição Extraordinária: ainda falta, mas vamos conseguir!
     Ainda não alcançamos o total necessário para a assinatura do contrato com os advogados, portanto, pedimos aos trabalhadores e trabalhadoras que ainda não fizeram seu depósito que acreditem! Temos chances reais de suspender o processo de privatização, mas temos que agir o mais rápido possível! As contribuições podem ser feitas por depósito, TED ou DOC, para: Banco do Brasil, agência 2865-7, conta-corrente 36285-9. Beneficiário: Associação dos Empregados da Eletrobras – AEEL, CNPJ 28.015.840/0001-47.
   Assembleia Deliberativa amanhã Dia 29/09, às 13 horas no Herm Stoltz
     Desse modo, convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras, em caráter emergencial, para uma assembleia amanhã, dia 29/09, às 13 horas na porta do edifício Hem Stoltz. Pauta: Desconto de contribuição extra; Mobilização para o Ato do dia 03/10.
   Entregue às Raposas, parte II
     Diversos veículos de imprensa, em especial o renomado jornalista Luis Nassif, já haviam desnudado o descarado relacionamento entre o Presidente Pinto Junior, a ex-presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, Elena Landau, a alta cúpula do MME e os donos da empresa 3G Radar.

Agora descobrimos que a 3G possui ligações estreitas com o BTG Pactual, empresa contratada durante a gestão de Elena Landau no conselho de administração da Eletrobras, para avaliar a venda das participações em SPE’s.
   INFORME 135 - Boletim Linha Viva – Eleições do CAE
     Boletim Linha Viva – Eleições do CAE Compartilhamos abaixo o boletim Linha Viva do Sintergia que coloca algumas reflexões sobre o imbróglio que se tornou o processo eleitoral para a representação dos empregados no CAE. É de suma importância que todos tenham conhecimento do que vem acontecendo. Matéria julgada, cuja determinação judicial tem sido desconsiderada pela gestão Pinto Júnior, a representação dos empregados no CAE está ocupada ilegalmente. Para acesso ao processo e as decisões judiciais de afastamento do conselheiro, clique aqui.
   Seminário sobre a Privatização da Eletrobras e o Novo Marco Regulatório do Setor Elétrico.
     A Associação de Empregados da Eletrobras – AEEL, o Sindicato dos Empregados das Empregas de Energia do Rio de Janeiro e Região – SINTERGIA, o Sindicato dos Administradores do Estado do Rio de Janeiro – SINAERJ, o Sindicato dos Economistas do Rio de Janeiro – SINDECON-RJ, e o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ, têm o prazer convidar V.Sa. para participar como palestrante do Seminário sobre o Novo Marco Regulatório do Setor Elétrico e sobre a Privatização da Eletrobras, que será realizado no dia 21 de setembro de 2017, das 14 às 17 horas, no Clube de Engenharia, Av. Rio Branco, nº 124, 20º andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ.
   Em defesa da verdade
     Desde que foi anunciada a inclusão da Eletrobras no plano de desestatização, o governo ilegítimo, o senhor Wilson Pinto e seus asseclas de plantão, não param de veicular nas mídias as mais descabidas inverdades para justificar a privatização da Eletrobras e suas subsidiárias.
   AEEL diz que informações de Fernando Filho sobre salários da Eletrobras são "distorcidas"
     Ministro de Minas e Energia afirmou que estatal mantém em seu quadro funcionários que recebem R$ 60 mil
   PLENÁRIA HOJE, 24/08, 12H30 NO HERM STOLTZ
     Trabalhadoras e Trabalhadores, ativos e aposentados: Se você quer defender seu emprego, Participe da Luta!
   AEEL APOIA
     Por mudanças que possam impedir o aumento no preço das tarifas de energia elétrica no Brasil e o risco de monopólio privado no Setor Elétrico Brasileiro – (Alterar Consulta Pública 33/2017 - MME)
   INFORME 106/17 - REUNIÃO COM A DJ
     Ontem, 09/08, as Entidades de Representação dos Trabalhadores se reuniram com o Senhor DJ, Alexandre Aniz, o Relações Sindicais, Sr. Maurício Joseph, e o assessor da DJ, Sr. Jaílson José, com objetivo de discutir temas importantes para a categoria: PAE, Requisitados/Artigos 37, Resultado da consultoria sobre os planos de benefícios da Eletros e SGD, temas que continuam pendentes de resposta e/ou esclarecimentos por parte da Eletrobras.
   TRABALHADORES E TRABALHADORAS DELIBERARAM: PRÓXIMA ASSEMBLEIA SERÁ NO HALL DO 13º ANDAR DO HERM STOLTZ!
     Trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras, reunidos em assembleia dia 01/08 na sede da AEEL, debateram temas importantes para a categoria como Reestruturação, PAE, Requisitados/Artigos 37, Resultado da consultoria sobre os planos de benefícios da Eletros e SGD, que continuam pendentes de resposta e/ou esclarecimentos por parte da Eletrobras. Infelizmente a direção da Empresa mantém a velha postura antidemocrática de não dialogar com as Entidades de Representação dos Trabalhadores, que têm suas solicitações de reunião, com objetivo de sanar tais pendências, com o senhor DJ, ignoradas desde janeiro de 2017. Diante disso, na assembleia, trabalhadores e trabalhadoras deliberaram por realizar uma plenária no hall do 13º andar do edifício Herm Stoltz, em data a definir, com o objetivo de chamar a atenção tanto do Presidente Wilson Pinto, quanto do Diretor Jurídico Alexandre Aniz, para a necessidade real de abertura de diálogo e negociação das pendências citadas com a Representação dos Trabalhadores.
   PLENÁRIA / ASSEMBLEIA HOJE, 01/08, 12H30 NA AEEL
     Reiteramos a convocação a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras para comparecerem à Assembleia hoje, 01/08, às 12h30 no Auditório da AEEL. Assuntos pendentes como Reestruturação, SGD, PAE/PID, Requisitados e Resultado da consultoria sobre os planos de benefícios da Eletros são a pauta. A participação de todos é fundamental para demonstrarmos mobilização e unidade. Compareçam!
   Informe 101/17 - NA PRÁTICA O DISCURSO É OUTRO
     Apoiamos e somos a favor do treinamento e adequação de trabalhadores e trabalhadoras, aliás, previsto no ACT, nem da utilização de novas ferramentas corporativas de avaliação. Mas isso não pode justificar contratações sem licitação ou por inexigibilidade. Os canais de denúncia das Entidades existem e enquanto houver denúncias haverá luta! Juntem-se a nos!
   Informe 100/17: PELA DIGNIDADE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO SISTEMA
     Reafirmando a luta que vem sendo travada há alguns anos contra a privatização e o desmonte do Sistema Eletrobras, participaremos do Seminário: “Privatizar não é a Solução”, a partir de hoje, e até o dia 20/07, em Brasília, com o objetivo de organizar a luta jurídica e a mobilização da categoria para barrar esse processo hediondo que busca dar fim a maior empresa do Setor Elétrico da América Latina.
   Informe_098/17 - A DESTRUIÇÃO DO SISTEMA ELETROBRAS
     O desaparelhamento da Eletrobras vem sendo sinalizado desde o início da gestão da atual diretoria. Desmoralização do corpo técnico, privatizações e ameaça de demissões compõem a reestruturação avalizada por um MME conivente e, por que não dizer, ilegítimo. O abandono e a desprezo pela Eletrobras fica latente diante das ações como a que extinguiu a brigada de incêndio dos prédios, e por consequência possibilitou um sinistro nas instalações do Herm Stoltz, e a que autorizou a retirada do banner com a marca da Empresa do edifício sede, uma tentativa clara de apagar sua marca e seu valor.
   Informe_095/17 - BOLETIM DO CNE: ELETROBRAS VIRA BALCÃO DE NEGÓCIOS
     Após um ano de permanência do Sr. Wilson Pinto Junior à frente da Eletrobras, vai ficando mais transparente para todos quais são as reais intenções desse senhor e de seu grupo para os negócios do Sistema Eletrobras. Fazem parte desse grupo também: o “ministro” Paulo Pedrosa; o príncipe da privataria tucana, o FHC, e seus asseclas. Pessoas que enxergam nas estatais remanescentes a possibilidade de negócios com empresas estrangeiras (venda), mesmo que isso coloque em risco os interesses e a posição do Brasil no contexto mundial
   ASSEMBLEIA HOJE, 10/07, ÀS 12H30, NA AEEL
     Reiteramos a convocação a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras para comparecerem à Assembleia hoje, 10/07, às 12h30 no Auditório da AEEL, para deliberação sobre a proposta para pagamento da PLR 2016, dentre outros assuntos, apresentada pela Empresa em recente reunião. Aproveitamos para compartilhar a nota do Coletivo Nacional dos Eletricitários - CNE, que traz mais informações sobre a reunião citada e também sobre a Ação Civil Coletiva impetrada por Entidades de Representação da Categoria, após as declarações do presidente da Eletrobras, Wilson Pinto Ferreira Júnior.
   CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA ELETROBRAS
     Senhor Presidente, A presente carta aberta tem o intuito de colaborar com o seu melhor discernimento a respeito do quadro funcional da ELETROBRAS e suas controladas, CHESF, FURNAS, ELETRONORTE, ELETROSUL, ELETRONUCLEAR, CEPEL e Empresas Distribuidoras, mais precisamente, a respeito dos valorosos profissionais que fizeram do Grupo Eletrobras a maior empresa de geração e transmissão de energia da América Latina, e que, com a veemência das suas palavras em reunião com representantes dos trabalhadores, foram diretamente desrespeitados e agredidos. Palavras que expressam uma convicção equivocada sobre a realidade empresarial e funcional do grupo que o senhor hoje tenta presidir. Afinal, geramos e operamos cerca de 46.800 MW e um Sistema de Transmissão com 70.200 km de Linhas de Transmissão e suas complexas subestações associadas! Ao longo de décadas, construímos todo esse magnífico complexo energético que diretamente sustentou e continua sustentando o desenvolvimento da imensa nação brasileira.
   INFORME 060/17: Denúncia contra diretor da Eletronorte
     Boletim do Coletivo Nacional dos Eletricitários - CNE trata de assuntos como as denúncias que envolvem o diretor de operação da Eletronorte e o verdadeiro papel da Ouvidoria da Eletrobras.
   Eletros: Apresentação de Resultados hoje na AEEL
     Consideramos de suma importância que todos os participantes do Fundo de Pensão, ativos e assistidos, participem e aproveitem o momento para esclarecer eventuais dúvidas.
   SOBRE A GREVE GERAL DO DIA 28/04
     A AEEL e as demais Entidades de Representação agradecem aos trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras que entenderam a importância da participação da categoria, e de toda a classe trabalhadora, na Greve Geral realizada no dia 28.04.17, que mobilizou todo o Brasil contra as reformas da previdência e trabalhista propostas pelo governo federal, e aderiram ao movimento.
   ELETRICITÁRIOS, BASE RIO, ADERIRAM À GREVE GERAL DIA 28/04
     Lembramos a todos que não esqueçam de levar para casa seus pertences, receitas médicas, pedidos de exame e etc, para que não haja inconvenientes na portaria dos prédios durante a paralisação.
   Reunião da Comissão Eletros na AEEL e Assembleia no SINTERGIA
     Duas importantes reuniões hoje, 19/04: Às 12h30, no auditório da AEEL, Comissão Eletros. Às 18h00, auditório do SINTERGIA, assembleia sobre a Greve Geral dia 28/04.
   ELEIÇÕES AEEL - TRIÊNIO 2018-2020
     Vem aí as Eleições para a Diretoria da Associação dos Empregados da Eletrobras para o triênio 2018-2020.
   Informe 038/17 - Assembleia no Sintergia, hoje, 28/03
     As Entidades de Representação dos Trabalhadores do Setor Elétrico, Base Rio de Janeiro, em consonância com a Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, realizará Assembleia no Sintergia, Rua Marechal Floriano 199/10º, hoje, 28/03, às 18 horas, para deliberação da participação dos trabalhadores e trabalhadoras na Mobilização Nacional do dia 31/03 e da Greve Geral definida para 28.04.17, CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, TRABALHISTA E O PROJETO DE TERCEIRIZAÇÃO.
   Informe 036/17 - Terceirização: Um grito de alerta.
     As Entidades de Representação dos Trabalhadores entende que isso corresponde um retrocesso, uma violência contra os trabalhadores e contra juventude que irá para o mercado de trabalho. Terceirização (PL 4.302/98). O que foi aprovado. Boletim Linha Viva do SINTERGIA.
   EM ASSEMBLEIA, BASE RIO APROVA PARALISAÇÃO DE MEIO EXPEDIENTE NO DIA 15/03/2017
     Todos os prédios da holding estarão fechados amanhã pela manhã. A consciência dos prejuízos à classe trabalhadora que as reformas propostas representam deve partir de cada um de nós. Diga não às reformas!
   Boletim CNE - 09.03.2017
     Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Pinto, o Mensageiro da Propaganda Enganosa.
   Informe AEEL 025/17 - QUANTO VALE UMA MARCA?
     QUAL O VALOR (TANGÍVEL E INTANGÍVEL) DE UMA IMAGEM, SÍMBOLO E MARCA? A DIREÇÃO DA ELETROBRAS SABE?
   Eletrobras espera vender R$ 4,6 bilhões em participações
     Análise do ILUMINA: Se existem cidadãos brasileiros indignados com o volume de recursos do tesouro que foram destinados a isenções fiscais, subsídios e empréstimos do BNDES, podem se preparar porque essa indignação ainda não é suficiente.
   RESULTADO DAS ELEIÇÕES - ELETROS 2016
     A Fundação Eletros divulgou o resultado prévio das eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal e à Diretoria Financeira. Para o Conselho Deliberativo venceu a Chapa 3 composta pela nossa companheira Carol Sampaio Diogo de Siqueira, efetivo, tendo com suplente o senhor Sérgio Mendes de Azevedo Tinoco. Para o Conselho Fiscal, em chapa única, foram eleitos os senhores Orsino Borges de Oliveira FIlho, efetivo, tendo com suplente o senhor Hiram Carneiro Toledo dos Santos. E à Diretoria Financeira foi reeleito o senhor Luiz Guilherme de França Nobre Pinto. A AEEL parabeniza os vencedores e cumprimenta os demais candidatos, reiterando nosso compromisso com os interesses dos participantes dos fundos.
   DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS AO CONSELHO DELIBERATIVO DA ELETROS
     O debate será realizado no dia 19/10/2016, às 12h30, no Auditório da AEEL, Avenida Presidente Vargas 509, 22º andar, e será intermediado pela ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão.
   ATO CONTRA PRIVATIZAÇÃO - 11/10 - 10h - HERM STOLTZ
     Retificamos a informação sobre o Ato Contra o Desmonte, Privatização e Retirada de Direitos, publicada ontem no informe 107/16, a data correta é 11/10, às 10h00, na porta do edifício Herm Stoltz.
   FUNDOS DE PENSÃO - CLIPPING ANAPAR
     Consideramos de suma importância que todos os trabalhadores e trabalhadoras participantes do Fundo de Pensão, se mantenham atualizados com os acontecimentos do setor, desse modo, indicamos a leitura do clipping da ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, que compartilhamos, cujos assuntos podem nos instrumentalizar em discussões futuras.
   ELETROBRAS SE REESTRUTURA PARA VOLTAR A DAR LUCRO
     A Eletrobras pretende divulgar, no início de novembro, o novo plano de negócios para os próximos cinco anos. O objetivo, segundo o presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr, é que o documento seja aprovado pelo conselho de administração na última semana de outubro. Por: Rodrigo Polito e Camila Maia.
   TRABALHADORES E TRABALHADORAS APROVAM ATA DO TST
     Em assembleia deliberativa hoje na porta do Herm Stoltz, trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras aprovaram a ata proposta pelo TST para o ACT 2016/2017. A próxima audiência de conciliação está marcada para o dia 22/08 em Brasília.
   ASSEMBLEIA DELIBERATIVA HOJE 27/07 - 12h30 - HERM STOLTZ
     Companheiros e companheiras, infelizmente a representação dos trabalhadores retornou da audiência de conciliação no TST sem um resultado positivo, não houve conciliação. Desta forma, convocamos a todos para ASSEMBLEIA DELIBERATIVA, HOJE, 12h30, na porta do Herm Stoltz. Compareçam!
   ASSEMBLEIA DELIBERA RETORNO AO TRABALHO AMANHÃ
     Companheiros e companheiras, conforme deliberação da maioria em assembleia realizada hoje na porta do Herm Stoltz, retornaremos ao trabalho amanhã, dia 26/06. Lembramos que aguardaremos o resultado da Conciliação amanhã, em Brasília, para marcar uma nova assembleia deliberativa. A luta continua!
   PLENÁRIA INFORMATIVA - 19/07 - 9H30 - HERM STOLTZ
     Ontem, trabalhadores e trabalhadoras da holding do Sistema Eletrobras realizaram de forma consciente o primeiro dia de greve por tempo indeterminado, conforme deliberado em assembleia realizada no dia 15/07/2016. Na oportunidade conversamos com o diretor de administração da Eletrobras, Alexandre Aniz, porém, lamentavelmente, não houve avanço. Hoje, 19/07, realizaremos uma Plenária Informativa a partir da 9h30min, na porta do Edifício Herm Stoltz, quando repassaremos o que foi conversado. Participe! Greve se faz na porta da empresa!!!
   ASSEMBLEIA HOJE 15/07 - 12h - AUDITÓRIO AEEL
     Convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras para a Assembleia Deliberativa hoje, 15/07, a partir das 12 horas, no Auditório da AEEL. Deliberaremos sobre a contraproposta apresentada pela empresa ontem, em Brasília. Compareçam, participem!
   DIRETORES DA AEEL E REPRESENTANTES SINDICAIS SÃO PRESOS
     Informamos que os diretores da AEEL, Eduardo Luiz e Dejalmar de Pinho, este também diretor do SINAERJ, Emanuel Mendes, diretor do SINTERGIA, Sidney Pascoutto, diretor do SINDECON e Eduardo Ramos, diretor do SENGE, foram detidos na porta do Herm Stoltz, por volta das 12h30, durante o exercício legítimo e constitucional do direito de greve. Foram detidos de forma truculenta e levados para a 5ª D.P., no Centro.
   GREVE DIAS 04, 05 E 06/07/2016
     ESTÁ MANTIDA A GREVE POR 72 HORAS, DIAS 04, 05 E 06/07, bem como todo o calendário de mobilização já divulgado. Dia 06/07, Ato de Mobilização , às 12 horas, na porta do Herm Stoltz, contará com toda a Base Rio. Avisamos aos trabalhadores e trabalhadoras que para os dias de greve haverá lista de presença na porta do Herm Stoltz.
   PLENÁRIA INFORMATIVA - 01/07 - 12H - HERM STOLTZ
     Convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras a participar amanhã, 30/06, da Plenária Informativa que se realizará às 12 horas, na porta do edifício Herm Stoltz, quando serão apresentados o resultado desses dias de paralisação, os rumos das negociações e os próximos passos para a greve deliberada em assembleia para os dias 04, 05 e 06/07. Compareçam!
   ELETROBRAS APRESENTA CONTRAPROPOSTA PARA O ACT 2016/2017
     Alteração da data base de 1º de maio para 1º de outubro, tendo como efeito os seguintes procedimentos: 1. Reajuste, em 1º de maio de 2016, das Tabelas Salariais em 4,64%, correspondente a 50% do IPCA acumulado no período de 1º maio de 2015 a 30 de abril de 2016; 2. Aplicação do mesmo percentual (4,64%) previsto no item anterior para correção de vantagens e benefícios, no que couber; 3. A quitação dos reajustes retroativos citados nos itens “1” e “2” será efetivada na folha de pagamento de junho; 4. O Acordo Coletivo de Trabalho terá vigência de 24 meses, a partir de 1º de outubro de 2016 até 30 de setembro de 2018, mediante formalização de termo aditivo ao ACT vigente; 5. Manutenção de todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho e demais instrumentos de negociação coletiva vigentes; 6. Com isso, a negociação do ACT Nacional e Específico passará para a nova data base (1º outubro); 7. A prorrogação da licença paternidade prevista na Constituição Federal será implementada a partir de 1º de junho de 2016, com extensão de 25 (vinte e cinco) dias, cuja formalização dar-se-á por meio de assinatura de Termo de Compromisso. 8. A prorrogação da licença paternidade prevista na Constituição Federal será implementada a partir de 1º de junho de 2016, com extensão de 25 (vinte e cinco) dias, cuja formalização dar-se-á por meio de assinatura de Termo de Compromisso.
   ASSEMBLEIA DIA 01.06.2016, 12 HORAS, DEFINIRÁ PARALISAÇÃO
     Conforme noticiamos no informe 049/16, o Coletivo Nacional dos Eletricitários - CNE esteve reunido em Brasília, no STIU-DF dia 24.05, e reconheceu como forte a mobilização nacional realizada, no dia anterior, 23.05.2016. Na ocasião o CNE orientou que as bases realizem assembleias deliberativas na semana de 30.05 a 03.06.2016. Dessa forma, convocamos os trabalhadores da Holding a participar de Assembleia dia 01.06.2016, quarta-feira próxima, a partir das 12 horas, no Auditório da AEEL, quando deliberaremos sobre a paralisação de 72 horas, caso a empresa venha a cancelar a segunda rodada de negociação marcada para o dia 08.06.2016.
   PAULO PEDROSA ASSUME SECRETARIA-EXECUTIVA DO MME
     Agentes destacam experiência e visão de mercado do executivo “Pedrosa vem para agregar nos esforços de reorientação das políticas setoriais. Ele tem uma visão moderna e excelente capacidade de diálogo com os diversos segmentos do setor energético, que já foi demonstrada em sua trajetória profissional”, afirmou o ministro Fernando Coelho Filho.
   NOVO MINISTRO DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DA ELETROBRAS
     O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, adiantou que em 16 de maio deve se reunir com representantes dos ministérios do Planejamento e da Fazenda e com o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, para discutir a situação da estatal, que tem prazo até 18 de maio para apresentar seu balanço financeiro. Caso isso não ocorra, a empresa corre o risco de ter suspensa a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de Nova Yorque. “Essa é uma questão urgente. Acredito que, nos próximos dias, terei a oportunidade de conversar com o presidente [Michel Temer] a respeito disso e, aos poucos, dando essas diretrizes”, disse ao ser questionado por jornalistas sobre o tema. Ao ser perguntado se há risco de a Eletrobras não apresentar o balanço, Coelho afirmou que conversou por telefone com o presidente da estatal. José da Costa Carvalho Neto disse ao ministro estar confiante de que será possível apresentá-lo.
   REUNIÃO 12/05 ÁS 10H PARTICIPANTES DOS PLANOS ELETROS BD E CD
     A Comissão Eletros convida todos os participantes dos Planos BD e CD a comparecerem à reunião que acontecerá amanhã, dia 12/05, às 10h, no auditório da AEEL, Av. Presidente Vargas, 509, 22º andar, quando serão expostas as recentes ações da Comissão para com a Fundação Eletros e a patrocinadora Eletrobras, conforme divulgado no informe AEEL 037/16, publicado em 20/04 e que pode ser acessado aqui.
   PARALISAÇÃO AMANHÃ PELA MANHÃ - MOBILIZAÇÃO ACT-PLR
     Infelizmente a Eletrobras tratou as questões dos trabalhadores com total falta de compromisso, não demonstrando disposição à negociação. Agora cabe aos trabalhadores e trabalhadoras fazer valer os seus direitos, pressionando as direções das empresas do Sistema, a fim de obter uma posição adequada sobre o ACT Nacional e de receber a PLR. Assim sendo, amanhã dia 10/05, realizaremos uma paralisação com assembleia informativa na parte da manhã, na porta do Edifício Herm Stoltz.
   FNU E CNU DIVULGAM MANIFESTO AOS URBANITÁRIOS
     Companheiros(as), em mais de três décadas como representação dos trabalhadores da Eletrobras a AEEL nunca se absteve à luta. Em momentos difíceis durante governos anteriores e de crise econômica, lutamos para fazer valer nossos direitos. Diante do cenário político que vivemos atualmente, não seria diferente. Assim, reiteramos a convocatória dos companheiros da FNU/CNU, a lutarmos pela manutenção da democracia e do estado de direito no nosso país, independente de ideologias!
   UNIÃO FAZ APORTE DE R$1BI NA ELETROBRAS
     Recursos serão destinados a cobertura de despesas de capital para este ano já previstos no orçamento
   ELETROBRAS NÃO VAI A MERCADO ESSE ANO
     O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, Armando Casado, também contou que a empresa não pretende acessar o mercado financeiro este ano para cumprir seu programa de investimentos. "A Eletrobras não vai a mercado este ano".
   BOLETINS SENGE-RJ: PLANEJAMENTO ACT 2016/2017
     Compartilhamos os boletins publicados pelo SENGE/RJ noticiando o encontro para Planejamento do ACT 2016/2017 realizado em Manaus de 15 a 18 de março de 2016.
   BOLETINS SENGE-RJ: PLANEJAMENTO ACT 2016/2017
     Compartilhamos os boletins publicados pelo SENGE/RJ noticiando o encontro para Planejamento do ACT 2016/2017 realizado em Manaus de 15 a 18 de março de 2016.
   PROCESSO ILUMINADOS: RECURSO ACEITO
     Companheiros, compartilhamos o deferimento de aceite do recurso que o Sintergia apresentou contra a decisão em primeira instância, negativa ao pedido dos trabalhadores, gerando, inclusive, uma multa de R$ 2.000,00, no processo Iluminados. Continuaremos acompanhando.
   MME TRANSFERE PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA CELG PARA O BNDES
     O MME transferiu para o BNDES a responsabilidade para realizar o processo de privatização da Celg Distribuição. Anteriormente designada ao próprio ministério através do Decreto 8.449/2015, a competência foi “em razão de circunstâncias de natureza técnica”. O MME havia sido recomendado para executar a venda pelo CND, órgão ligado ao MDIC. A recomendação foi aprovada pela Presidência da República há quase um ano, na ocasião da inclusão da concessionária no PND, em maio de 2015. Com a nova medida, o MME permite ao BNDES também subdelegar a competência a critério da diretoria do banco e analisar os recursos que forem interpostos sobre o processo administrativo. O processo de privatização da Celg deu novos passos nas últimas semanas, com a aprovação pela Aneel da repactuação da dívida referente à conta de geração de Itaipu e com o início da etapa de reuniões públicas com interessadas na aquisição da companhia. A previsão é que o leilão de privatização da Celg ocorra em março. Fonte: Agência Brasil Energia
   Governo descarta proposta dos trabalhadores e insiste na privatização da CELG
     Representantes dos trabalhadores no setor elétrico receberam com espanto, tristeza e frustração a notícia de que o Governo Federal manteve a decisão de privatizar a Companhia Energética de Goiás (CELG) e outras 6 estatais distribuidoras de energia elétrica. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1), em mais um encontro, que deveria ocorrer entre os ministros da Casa Civil e Secretaria-Geral, Jaques Wagner, Ricardo Berzoini e dirigentes dos movimentos sindicais e sociais que lutam contra o desmonte do setor elétrico no País.
   PETROBRAS DISCUTE DIVIDA DA ELETROBRAS COM A BR DISTRIBUIDORA
     Foi discutido ontem, na reunião do conselho de administração da Petrobras, a dívida de R$ 10 bi da Eletrobras com a BR Distribuidora. A estatal elétrica está tentando contornar decisão da BR de cobrar antecipadamente pelos combustíveis vendidos. A Petrobras está sendo pressionada para "relevar" o calote das empresas do Sistema Eletrobras na região amazônica. No balanço do terceiro trimestre, publicado em setembro, a Petrobras contabilizava dívidas de R$ 15,7 bi a receber do sistema elétrico. Desse total, quase R$ 13 bi devidas pelas distribuidoras de energia da Amazônia e Rondônia, ambas subsidiárias da Eletrobras. Para manter o suprimento de combustíveis, a BR tinha passado a exigir o pagamento à vista, mas as distribuidoras de energia estavam lançando mão de liminares para quebrar o bloqueio. A Petrobras e a BR Distribuidora estão sendo pressionadas pelo MME, pasta comandada por Eduardo Braga, para não cobrarem as dívidas na Justiça. O argumento do MME é de que uma suspensão do suprimento de combustíveis provocaria um "apagão" de energia em Manaus, cidade do ministro Eduardo Braga. O tema é um dos que preocupam a direção da BR, em processo de reestruturação para atrair um sócio investidor. Fonte: Valor Econômico – 28.01.2016
   HOJE, 27/01, 12H: ATO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO
     Já conseguimos barrar a venda do Sistema Eletrobras uma vez, agora não será diferente. Por isso temos o compromisso de HOJE, 27.01, às 12 horas na porta do Edifício Herm Stoltz, participar de um grande Ato contra a Privatização e Desmonte do Setor Elétrico, que contará com a participação dos representantes dos trabalhadores, dos movimentos sociais e da CUT contra a entrega do Sistema Eletrobras.
   GOVERNO PLANEJA INJETAR R$ 5,9 BI NA ELETROBRAS
     Fontes do Planalto afirmam que o objetivo principal é encontrar uma forma de evitar a diluição do capital dos acionistas minoritários, o que certamente provocaria protestos e eventualmente ações judiciais.
   ELETROBRAS VAI REVER ACORDO COM DISTRIBUIDORAS
     A Eletrobras vai rever em 2016 acordos feitos anteriormente para assumir o controle de duas distribuidoras de energia estaduais no Norte do país, a CEA e a CERR, que atendem os estados do Amapá e de Roraima, respectivamente.
   HOJE, 12/01: ASSEMBLEIA DELIBERATIVA - FUNDAÇÃO ELETROS
     Hoje, dia 12/01/16, às 12 horas, na sede da AEEL. Você, participante do Fundo de Pensão Eletros, participe da Assembleia. Haverá lista de presença para abono dos horários dos empregados presentes.
   
     Fiança corporativa pela Eletrobras será uma das garantias.
   RECURSO NO PROCESSO "ILUMINADOS"
     Como é sabido, no final do ano passado, foi prolatada sentença negativa em 1ª instância no processo Iluminados. Foi aplicada uma multa pelo Juízo da 60ª Vara do Trabalho que considerou nosso pedido como litigância de má-fé. Cumprido o prazo legal, o SINTERGIA, com a colaboração da AEEL, do SINDECON e do SINAERJ, pagou a multa de R$ 2.000,00 e entrou com recurso devido. Segue link para acompanhamento.
   Eletrobras quer privatizar subsidiárias de distribuição de energia até 2016
     Em comunicado divulgado ao mercado na noite de quinta-feira, a estatal informou que votará, em 28 de dezembro, sobre a venda dessas empresas "até o final de 2016... nos termos da legislação aplicável ao Plano Nacional de Desestatização".
   MENSAGEM DE FINAL DE ANO
     Ao término de mais um ano queremos agradecer a todos(as) companheiros(as) pela confiança e parceria. Que a esperança e os ideais de dias melhores nos unam cada vez mais, em favor dos nossos direitos. Juntos somos fortes!
   Assembleia decide por paralisação surpresa
     Em breve informaremos data e horário da manifestação.
   SOBRE O RECEBIMENTO DE INFORMES
     Alguns companheiros têm reclamado o não recebimento de nossos informes, o que requer esclarecimento:
   MME PRORROGA CONCESSÕES DE DISTRIBUIDORAS DA ELETROBRAS
     O MME prorrogou as concessões das distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras, abrindo espaço para a venda das companhias. A prorrogação das concessões é considerada vital para a venda das empresas. Segundo o MME, das 41 empresas com concessões no fim do prazo, o MME aceitou a prorrogação de 39. A decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 30 de novembro.
   ELETROBRAS É LISTADA NO DOW JONES SUSTAINABILITY EMERGING MARKETS INDEX
     A companhia conquistou nota cem nos segmentos Política Antitruste, Códigos de Conduta/Conformidade/Corrupção e Suborno, Resultados/Sistemas de Medição e Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos.
   INTEGRAÇÃO REGIONAL DO SETOR DE EÓLICA É IRREVERSÍVEL, DIZ DIRETOR DA ELETROBRAS.
     A previsão é do superintendente de Operações no Exterior da Eletrobras, Pedro Luiz de Oliveira Jatobá.
   PLENÁRIA APROVA PROPOSTA MEDIADA PELO TST
     Reunidos hoje em plenária Deliberativa, aprovaram por unanimidade a proposta para o ACT NACIONAL 2015/2016.
    PROPOSTA OFICIALIZADA PELA ELETROBRAS
     ACORDO COLETIVO DE TRABALHO – ACT 2015/2016 TST APRESENTA PROPOSTA DE ACT PARA OS TRABALHADORES DO SISTEMA ELETROBRAS
   TST APRESENTA PROPOSTA DE ACT PARA OS TRABALHADORES DO SISTEMA ELETROBRAS
     O Coletivo Nacional dos Eletricitários participou de audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho para tratar do Acordo Coletivo dos eletricitários do Grupo Eletrobras.
   SEGUNDA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DO ACT NACIONAL 2015/2016
     As entidades de representação dos trabalhadores da Eletrobras (SINTERGIA, AEEL, SINAERJ, SINDICON E SENGE) juntamente com o Coletivo Nacional dos Eletricitários - CNE estiveram reunidos ontem, 31/07/2015, com os representantes das empresas do Sistema Eletrobras em Brasília.
   RESUMO DA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA - “ILUMINADOS”
     Processo: 0010111-20.2014.5.01.0060 SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE ENERGIA DO RIO E JANEIRO E REGIÃO – SINTERGIA
    Assembleia Aprova Proposta da PLR
     Os Trabalhadores da Holding do Sistema Eletrobras, reunidos em Assembleia específica, realizada hoje, 24/06/2015, aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e Resultados – PLR. Levando em consideração a deliberação pela aprovação da proposta, está decretado também o fim da greve.
   Assembleia, hoje 24/06/2015
     Lembrando que hoje, às 10h30, haverá assembleia, somente para os empregados da Eletrobras Holding, para discussão e deliberação da PLR e ocorrerá no seguinte endereço: Auditório do Sindicato dos Bancários, Avenida Presidente Vargas, 502 – 21º andar - Rio de Janeiro - RJ.
   Assembleia com os trabalhadores da Eletrobras Holding
     Recebemos no dia hoje, um abaixo-assinado dos empregados da Eletrobras Holding, no qual solicita Assembleia,somente com os trabalhadores da Eletrobras Holding, para discussão e deliberação sobre a proposta da PLR.
   A GREVE CONTINUA!
     Contraproposta para pagamento da PLR/2014 é rejeitada! Lembrando que haverá comitê de convencimento nas portas dos prédios da Eletrobras e esperamos contar com os voluntários que se apresentaram na Assembleia para participar do mesmo.
   HOJE TEM ASSEMBLEIA DELIBERATIVA- PROPOSTA FINAL DE PLR
     LOCAL: COLÉGIO 1º DE MAIO - RUA GENERAL CANABARRO, 536 - MARACANÃ, RIO DE JANEIRO - RJ, PRÓXIMO À ESTAÇÃO DO METRÔ SÃO CRISTÓVÃO. NÃO ESQUECER O CRACHÁ PARA EXERCER SEU DIREITO.
   Perguntas e respostas sobre a PLR 2014
     1- Os tribunais trabalhistas, especialmente o Tribunal Superior do Trabalho (TST), podem estabelecer regras de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), em decisão de Dissídio Coletivo (ação judicial para buscar o estabelecimento de condições de trabalho (sentença normativa))?
   Análise da Proposta Final
     AEEL INFORMA: Solicitadas pelo CNE e após um longo debate foram destacados os seguintes pontos na proposta final:
   PROPOSTA FINAL DE PLR 2014 - SETOR ELÉTRICO
     Conforme deliberado no inicio da tarde, pela Direção dos Sindicatos do Rio de Janeiro, encaminhamos a proposta da PLR 2014, para conhecimento dos trabalhadores. Assim sendo, não deixe de comparecer à Assembleia na próxima segunda-feira, 22/06/2015, às 10h30, no Colégio 1º de maio - Rua General Canabarro, 536 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, Próximo à estação do metrô São Cristóvão. Não esquecer o crachá
   ADIADA A ASSEMBLEIA DE PLR
     Levando em consideração as ponderações e preocupações do Coletivo Nacional de Eletricitários – CNE, no que tange a proposta apresentada pela Empresa referente à PLR e que a mesma se comprometeu a apresentar uma nova proposta, a Direção dos Sindicatos do Rio de Janeiro deliberou por adiar a Assembleia, prevista para amanhã, dia 19/06/2015, para a próxima segunda-feira no mesmo local e horário.
   ASSEMBLEIA PLR
     Hoje, estivemos reunidos com a Direção da Eletrobras, visando discutir alguns pontos negativos na proposta de PLR apresentada. A representação dos trabalhadores fez várias ponderações e sugeriu mudanças na proposta das PLRs futuras.
   PROPOSTA DA ELETROBRAS PARA PAGAMENTO DA PLR
     Segue finalmente a Proposta da PLR, a Assessoria da FNU está analisando e logo pela manhã estará se posicionando.
   Eletrobras Oficializa Proposta
     A Direção da Eletrobras finalmente oficializou a proposta de PLR. A Consultoria Técnica do Dieese está analisando a proposta. Na segunda-feira, às 10h30, estaremos realizando uma plenária informativa, na oportunidade comunicaremos o dia e local onde realizaremos a Assembleia para deliberarmos a aceitação ou não da proposta.
   AINDA PERMANECEMOS EM GREVE
     Segundo o relações sindicais da Eletrobras, Maurício Joseph a proposta será apresentada ainda hoje ao Coletivo Nacional dos Eletricitários - CNE.
   Eleição para os conselhos deliberativo e fiscal da Eletros
     O participante (ativo) que esteja inscrito em mais de uma categoria de votação poderá escolher por qual categoria exclusiva votar.
   A GREVE CONTINUA
     Hoje, entramos no 10º (décimo) dia de greve, lamentavelmente, a direção da Eletrobras testa a paciência do trabalhador e de forma irresponsável não formaliza a proposta de pagamento de PLR. Amanhã, 11.06.2015, às 10h30, teremos Plenária informativa na porta da Eletrobras – Av. Presidente Vargas, 409.
   PROPOSTA DA PLR AINDA NÃO OFICIALIZADA
     Até às 17 horas de hoje, a direção da Eletrobras ainda não havia oficializado a proposta, portando, a greve continua forte e firme em todo o Sistema Eletrobras. Conforme deliberado em plenária ocorrida também hoje, 09.06.15, amanhã, às 10h30, na porta da Eletrobras – Av. Presidente Vargas, 409 – será realizada Assembleia para definirmos, caso a Eletrobras oficialize a proposta, se realizaremos Assembleia única/conjunta (Eletrobras, CEPEL, Eletronuclear e Furnas) ou por empresa, para aprovação.
   GREVE CONTINUA
     Segunda feira, 08 de junho, às 10 horas será realizada plenária informativa na porta do Edifício Hermes Stoltz sede da Eletrobras.
   Greve no Sistema Eletrobras continua.
     Os trabalhadores do Sistema Eletrobras – Base Rio de Janeiro, reunidos ontem em assembleia, deliberaram pela rejeição da proposta de PLR apresentada pela Eletrobras, bem como o modelo para os próximos 3 (três) anos.
   Boletim CNE - Greve a partir do dia 1º de Junho
     Após dois dias de negociação Eletrobras apresentou proposta de PLR que ainda não atende a categoria.

GREVE A PARTIR DO DIA 1º DE JUNHO
    NEGOCIAÇÕES PLR
     O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE esteve reunido durante todo o dia de ontem, com a direção da Eletrobras, objetivando encontrar uma proposta plausível para o pagamento da PLR/2014, que atendesse os anseios dos trabalhadores do Sistema Eletrobras, porém, até às 21h a Empresa não tinha apresentado uma proposta concreta.
   ASSEMBLEIA REJEITA PROPOSTA INDECENTE DE PLR
     Os trabalhadores da Base Rio (Eletrobras – CEPEL - Eletronuclear – Furnas), ontem, 26/05/2015, em assembleia no SINTERGIA, rejeitaram a proposta da Eletrobras e aprovaram paralisação por tempo indeterminado a partir de 1 de junho de 2015.
   Assembleia no SINTERGIA
     Amanhã, Assembleia no SINTERGIA, às 18 horas, para discussão de indicativo de paralisação de 72 horas, nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2015, em prol do pagamento da PLR.
   Eletrobras coloca em operação parque eólico no Uruguai
     A Eletrobras colocou em operação o parque eólico Artilleros, no Uruguai, o primeiro empreendimento da empresa a gerar energia no exterior, com capacidade instalada de 65,1 megawatt (MW)
   Projeto de usina tem custo acima da média do setor
     Toyo Setal ganhou licitação da térmica Azulão com preço três vezes maior que o de similares
   Alta tensão (Painel - Vera Magalhães)
     Alta tensão Ainda digerindo a participação no primeiro escalão aquém da esperada, o PMDB age para retomar espaço no setor elétrico.
   Eletrobras terá em 2015 orçamento de R$ 14,1 bilhões
     A Eletrobras anunciou que a holding repetirá em 2015 o orçamento recorde previsto para 2014, de desembolso de R$ 14,1 bilhões. A expectativa da empresa é conseguir, no próximo ano, superar o volume de recursos orçados, uma vez que deverá chegar ao final de 2014 com um valor realizado de R$ 12 bilhões, dos quais R$ 10,2 bilhões do total orçado foram investidos até novembro – 73% do previsto e o maior da história da Eletrobras. As informações foram divulgadas por meio de nota.
   Eletrobras prevê investir R$ 14,1 bilhões em 2015
     A Eletrobras vai investir R$ 14,1 bilhões em 2015. Segundo nota divulgada pela empresa, o objetivo é conseguir superar o valor investido neste ano, que deve chegar a R$ 12 bilhões. ...
   Agradecimento
     Caro associado AEEL, Agradecemos a você que acreditou, lutou e fez a diferença no ano de 2014!! Desejamos que a Esperança aqueça nossos corações ao longo de 2015 e, que ela nos motive a protagonizarmos melhor os capítulos que virão, fazendo com que os momentos mais importantes da nossa vida valham a pena. Boas Festas!! A Diretoria, em 15 de dezembro de 2014
   EDITAL DE CONVOCAÇÃO
     Assembléia Geral Ordinária EDITAL DE CONVOCAÇÃO Pelo presente edital, a Diretoria da Associação dos Empregados da Eletrobras - AEEL convoca todos os seus associados para participarem no dia 07 de janeiro de 2015, às 12:00 horas em 1º convocação e 12h30min em 2º convocação, na sede da AEEL (Av. Presidente Vargas, 509, 22º andar), da Assembléia Geral Ordinária, para a deliberação dos seguintes assuntos: • Apreciação / aprovação do balanço financeiro e patrimonial dos exercícios de janeiro de 2012 a novembro de 2014; • Posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal da AEEL referente ao período 2015/2017. A Diretoria, em 15 de Dezembro de 2014
   EDITAL DE CONVOCAÇÃO
     Assembleia Geral Ordinária a Diretoria da Associação dos Empregados da Eletrobras - AEEL convoca todos os seus associados para participarem no dia 07 de janeiro de 2015, às 12:00h em 1º convocação e 12h30 em 2º convocação...
   Boletim 509 - Para fortalecer a previdência pública e complementar, apoiamos a reeleição da Dilma Rousseff
     No dia 26 o povo brasileiro escolherá entre dois projetos para o país, um que reforça o papel do estado brasileiro, prioriza os serviços públicos, a redução das desigualdades sociais...
   Agência e Tesouro discutirão corte
     O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirmou ontem que vai se reunir com o Tesouro Nacional na próxima semana para discutir a redução dos aportes para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Esse fundo banca o programa de redução da conta de luz e teve sua previsão de aportes reduzida de R$ 13 bilhões para R$ 9 bilhões. Rufino disse que há uma sinalização de que o Tesouro pode recompor parte dessa redução dos aportes de outra forma.
   MPF/RJ diz que Brasil precisa de agência reguladora para setor nuclear
     Com planos de uma terceira usina nuclear brasileira, Angra 3, entrar em operação comercial em maio de 2018, segundo a Eletrobras Eletronuclear, e erguer mais quatro usinas até 2030, o Brasil precisa de uma agência reguladora para o setor. A avaliação é do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) e do diretor de Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) Ivan Salati. Eles participarão hoje (9) do 3º Seminário sobre Energia Nuclear, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
   União socorre Celg e reforça Tesouro em R$ 1, 2 bi - Valor Econômico
     Em positivo, viabilizando a incorporação pela Eletrobras. Para o governo federal, a vantagem foi a redução da necessidade de aporte da União para, por exemplo, a CDE neste ano. O Tesouro, por meio...
   O mau uso das estatais
     Brasil poderia ser um grande exportador de etanol, mas até a oferta interna de álcool foi prejudicada pela política oficial imediatista, imprudente e mistificadora
   Conselho da Eletrobras aprova redução da garantia física de usina no RS - Reuters
     O Conselho de Administração da Eletrobras aprovou nesta segunda-feira a redução da garantia física da termelétrica Candiota 3, de sua subsidiária Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) ...
   Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental presentes nos negócios da Eletrobras
     Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental presentes nos negócios da Eletrobras Além de distribuir e comercializar energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Rondônia se preocupa com os aspectos ...
   Eletrobrás culpa consórcio de usina por atraso na obra – Estado de São Paulo
     O caso Santo Antônio é uma das trapalhadas armadas pelo governo para anunciar situações “cor de rosa” num modelo que só causa perdas bilionárias às empresas e aos consumidores. Atraso na obra? É esse o problema? Claro que o dilema não é esse! A maioria das obras de hidroelétricas atrasa. A verdadeira razão dessa…
   Acionistas da Eletrobras aprovam compra da Celg-D
     Os acionistas da Eletrobras aprovaram nesta sexta-feira (26/9), em reunião extraordinária, a aquisições
   Eletrobras assume 51% da Celg
     Os acionistas da Eletrobras aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária a aquisição de 51% de participação na Celg, a companhia distribuidora de energia do Estado de Goiás. A operação, avaliada em R$ 59,5 milhões, tem a anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica desde março.
   Geradoras buscam opções para gasto por déficit hídrico
     Empresas consideram que nem todos os fatores que levaram à alta de seus custos de curto prazo pela redução da geração hidrelétrica são de sua responsabilidade, como diz o governo
   Cepel capacita inspetores das empresas Eletrobras em ensaios de alta tensão
     Vinte inspetores das empresas Eletrobras participaram, agora em setembro, do quarto treinamento em “Metrologia e Técnicas de Medição em Ensaios de Alta Tensão”, realizado pelo Cepel, no Laboratório de Referência em Medição de Alta Tensão (CA2), na Unidade Adrianópolis.
   Jirau supera atraso crônico e busca "perdão" para evitar conta bilionária
     Na semana que vem, quando colocar em operação mais duas turbinas, a usina hidrelétrica de Jirau poderá comemorar a superação dos atrasos crônicos que marcaram suas obras no rio Madeira.
   Para eleitor, entraves para melhorar de vida são culpa do governo
     Já os progressos feitos são atribuídos a mérito próprio, avalia Lima Gonçalves, economista do Fator
   Para técnicos, usina no Tapajós é ambientalmente inviável
     Estudo mostra que seis áreas indígenas seriam afetadas pela hidrelétrica
   Crise energética aponta demanda para profissionais da área
     A crise energética que se configura no Brasil e a demanda crescente por engenheiros em todo o país são sinais de um mercado de trabalho promissor para profissionais interessados em investir em uma carreira inovadora. Diante de um vasto leque de oportunidades, engenheiros de energia têm a oportunidade de trabalhar com o planejamento, a análise e o desenvolvimento de sistemas de produção de diversos tipos de energia - renováveis ou não; da geração ao consumo -, além de estarem aptos para participar de projetos ligados à eficiência energética e ao uso otimizado da energia.
   PILULAS ENERGÉTICAS
     A empresa Furnas encontrou uma quinta torre de transmissão de energia elétrica caída no município de Cafelândia, no Paraná, a cerca de 2,5 quilômetros de distância das outras quatro torres. Uma forte ventania, que atingiu o estado, foi a causa da queda das torres. Não houve, no entanto, interrupção no fornecimento de energia. Em nota, a empresa informou que “o perfeito funcionamento do sistema de proteção de Furnas impediu qualquer interrupção no fornecimento de energia elétrica para o consumidor, bem como forneceu dados necessários à precisa e imediata localização do ponto de falta”.
   Postes destruidos por veículos, causam prejuízos a Eletrobras Amazonas Energia
     Na cidade de Manaus há uma grande ocorrência de acidentes envolvendo postes, o que prejudica a distribuição de energia elétrica na capital. De acordo com os dados de registro do banco de dados da empresa, são abalroados (colididos) cerca de dois postes por dia, chegando em média a 730 postes por ano. Esse tipo de acidente em sua maioria é provocado por motoristas imprudentes que consomem algum tipo de bebida alcoólica antes de dirigir.
   Celgpar aprova federalização de sua distribuidora
     A estatal goiana Celgpar aprovou ontem, em assembleia geral extraordinária, a transferência de 51% do controle da distribuidora de energia Celg D para a Eletrobras. A aprovação faz parte do processo de federalização da elétrica.
   Orçamento para Angra 3 sobe 13%
     A Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras responsável por operar e construir usinas termonucleares, informou ontem que o orçamento para a conclusão da usina de energia nuclear Angra 3 foi reajustado em 13%, para R$ 13,9 bilhões. Em nota, a companhia explicou que 80% desse aumento decorreram da elevação de custos de bens e serviços importados. Reuters
   Orloff
     Cristina Kirchner acaba de aprovar uma lei que dá ao Executivo o poder de fixar preços, determinar estoques e regular produção. Deveria se chamar "Lei do Desabastecimento" porque é lá que vai chegar. Esse filme a gente já viu. Não termina bem.
   Lâmpadas flurescentes terão regras para descarte adequado
     Objetivo da medida do governo é reduzir risco de contaminação por mercúrio
   CEF libera R$ 1,9 bi para Celg e abre espaço para Eletrobras
     A Celg recebeu na quarta-feira R$ 1,9 bilhão relativos a um empréstimo negociado com a Caixa Econômica Federal. Os recursos serão usados para sanear parte das dívidas da distribuidora de energia de Goiás e assim viabilizar a federalização da companhia, que será controlada pela Eletrobras.
   Cemar convoca assembleia para eleger novos conselheiros
     A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) convocou assembleia geral extraordinária, a ser realiz...
   Celgpar aprova federalização de sua distribuidora - Valor Econômico
     A estatal goiana Celgpar aprovou ontem, em assembleia geral extraordinária, a transferência de 51% do controle da distribuidora de energia Celg D para a Eletrobras. A aprovação faz parte do processo de ...
   Eletrobras apresenta vídeos sobre consumo consciente de energia elétrica em Libras na I Mostra Cultural Bilíngue
     Eletrobras apresenta vídeos sobre consumo consciente de energia elétrica em Libras na I Mostra Cultural Bilíngue A Eletrobras Distribuição Rondônia participou, nesta sexta feira (19), da I ...
   Desafios para implantação da LT 500 kV Tucuruí/Manaus
     Ao Sistema Elétrico Nacional (SIN), por meio da construção da Linha de Transmissão (LT), ligando a UHE Tucuruí a Manaus, é estudada desde 1986 pela Eletrobras
   Regulamentações para lâmpadas: uma saída para eficiência energética
     problema, entretanto, é a penetração de muitos produtos de qualidade discutível no mercado. Um estudo recente, realizado pelo Cepel/Eletrobras, demonstrou que nenhuma lâmpada
   Eletrobras Roraima dá início a obras na UTE Monte Cristo
     Após a publicação da licença de instalação da termelétrica de Monte C...
   Angra III mais cara
     O orçamento para a conclusão da Usina Nuclear de Angra III está R$ 4 bilhões acima do inicialmente previsto, no ano passado, de R$ 10 bilhões. A informação é do Tribunal de Contas da União (TCU) que também assinalou atraso de 30 meses nas obras em relação ao prazo previsto para a usina entraremoperação,emdezembro de 2015.
   Argentina estuda plano para evitar falência da Impsa
     O governo argentino estuda uma forma de ajudar a Impsa a manter as atividades. Com sede em Mendoza, a fabricante de turbinas para geração de energia, com negócios no Brasil, anunciou esta semana que não poderá pagar as dívidas que vencem este mês.
   TCU: obra de Angra III está R$ 4 bilhões acima do previsto
     O Tribunal de Contas da União (TCU) informou ontem que o orçamento para a concluir a construção da Usina Nuclear de Angra III está R$ 4 bilhões acima do investimento previsto inicialmente e avaliado em R$ 10 bilhões no ano passado. O órgão fiscalizador disse ainda que o atraso na obra é de 30 meses em relação ao prazo previsto para a usina entrar em operação, em dezembro de 2015.
   Angra 3 vai custar R$ 4 bi a mais
     O Tribunal de Contas da União (TCU) informou ontem que o orçamento para a concluir a usina nuclear de Angra 3 está R$ 4 bilhões acima do investimento previsto, de R$ 10 bilhões no ano passado. O órgão fiscalizador disse ainda que o atraso na obras e dc 30 meses em relação ao prazo previsto para a usina entrarem operação, em dezembro de 2015.
   Definição de custo de geração fotovoltaica para reembolso de CCC em audiência
     A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abre a partir de hoje (18/9) audiência pública para definir custo de referência de geração solar fotovoltaica para fins de reembolso da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). A audiência, por meio de intercâmbio documental, foi aprovada pela diretoria da Agência na reunião pública e receberá contribuições até 17/10.
   Aneel deve votar processos sobre Santo Antônio até início de outubro
     Os processos sobre atraso na entrega de energia pela hidrelétrica Santo Antônio, em avaliação na Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devem ser votados antes da próxima li ...
   Grupo suíco compra fatia de 37,5% da Matrix
     A suíça DufEnergy, braço de energia e petróleo do grupo de commodities Duferco, comprou 37,5% da comercializadora de energia Matrix, fundada em março deste ano. A empresa representa o retorno dos executivos Claudio Monteiro da Costa e José Amorim, que venderam em 2010 a Coomex para o banco BTG Pactual, ao setor de comercialização. Até o início de 2013, Amorim e Costa geriram o negócio dentro do BTG.
   Em busca da segurança de abastecimento
     O setor elétrico brasileiro enfrentou graves problemas ao longo deste ano, muitos deles ocasionados pela falta de chuvas que afetou os reservatórios das hidrelétricas. Em função disso, o governo se viu obrigado a acionar as usinas termelétricas, cuja energia é mais cara. A vulnerabilidade do sistema ficou evidenciada e este é um problema que o governo terá de encarar rapidamente, e que não tem receita fácil para ser resolvido.
   Audiência define custo de geração fotovoltaica para reembolso de CCC
     A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abre a partir de quinta-feira (18/9) audiência p&uac...
   Energia no próximo governo federal
     A crise de energia que atravessamos é frequentemente atribuída à falta de planejamento, que nessa área envolve grandes obras de infraestrutura que levam anos para ser completadas.
   Eletrobras é listada no Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index pelo terceiro ano seguido
     Pela terceira vez consecutiva, a Eletrobras foi listada no Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index. O índice é composto por 86 empresas, sendo 17 delas brasileiras e apenas três do setor de energia ...
   ELETROBRAS NO SEU BAIRRO
     Para melhorar o fornecimento de energia aos seus clientes, a Eletrobras Distribuição Piauí faz desligamentos programados. Mas antes de fazer consertos ou obras na rede elétrica, a Eletrobras Distribuição ...
   Compras públicas sustentáveis são tema de debate no TCE-RJ
     Nesta quarta-feira a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG), em parceria com o Comitê Gestor Socioambiental do TCE-RJ e o Fórum Permanent ...
   CVM autoriza permuta de units por ações do Santander Espanha
     A Comissão de Valores Mobiliários autorizou o Santander Brasil a realizar uma oferta pública voluntária para permuta de units e ações para sair do nível 2 de governança corporativa ...
   O País entre o estado mínimo e o necessário
     Depois da "recessão técnica", analistas acham que estado menor ajudaria o PIB a avançar
   IPCA vai a 0,25% em agosto e volta a superar teto da meta
     Reajuste de energia elétrica e aumentos de passagens aéreas e gasolina provocaram aceleração dos preços Alimentação, que tem maior peso no índice, caiu 0,15% em agosto, mas refeições fora de casa continuam em alta
   Impsa tenta vender parques eólicos para fazer caixa
     Grupo argentino enfrenta situação financeira difícil no Brasil
   Custo de montagem de Angra 3 cai 6%
     A Eletronuclear, braço do grupo Eletrobras em geração de energia nuclear, confirmou que assinou na terça-feira os contratos para a execução dos serviços de montagem eletromecânica da usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis, no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro.
   SAE está à beira do do colapso
     A Santo Antonio Energia (SAE), concessionária da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio, instalada no Rio Madeira, em Rondônia, pode entrar em colapso, admitiu o presidente da empresa, Eduardo de Melo Pinto.
   Usina Santo Antônio perde mais uma e ameaça parar
     Empresa teve recurso negado pelo STJ e diz que não dinheiro para pagar dívida de R$ 860 milhões
   STJ nega pedido de Santo Antônio para adiar entrega de energia
     Decisão caberá à Aneel. Sem isso, usina terá que pagar mais R$ 1 bilhão
   TCU vai fiscalizar gestão da Eletrobras nas distribuidoras
     Situação deficitária das seis subsidiárias pode comprometer a saúde financeira da estatal
   Obra da hidrelétrica de Santo Antônio é suspensa
     Consórcio alega que não está recebendo recursos financeiros de usina em Rondônia
   Eletrobras lidera ganhos do índice
     A Bovespa iniciou a semana sob o efeito da euforia gerada por nova pesquisa eleitoral Datafolha, divulgada na última sexta-feira, e que apontou empate entre a candidata do PSB à presidência, Maria Silva, e a presidente Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de votos.
   Contra fatos não existem argumentos
     Conselho Americano para uma Economia Eficiente de Energia (ACEEE, sigla em inglês) divulgou recentemente o ranking das 16 maiores economias do mundo do ponto de vista de eficiência energética
   Compra da Celg racha conselho da Eletrobras
     Representante dos funcionários da estatal federal votou contra aquisição de 51% de elétrica goiana
   Estatais de energia podem contratar novas operações de crédito
     O governo federal ampliou de R$ 800 milhões para R$ 1,9 bilhão o valor das contratações envolvendo operações de crédito destinados ao saneamento econômico e financeiro das empresas estatais de energia elétrica.
   Hidrelétricas em áreas tropicais são menos poluentes do que as termelétricas de mesma potência
     O volume de emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerado por usinas hidrelétricas (UHEs) pode ser de cem a quinhentas vezes menor do que o gerado por termoelétricas a carvão, podendo até mesmo ser negativo, como é o caso da UHE Xingó, na Bacia do Rio São Francisco, cujo reservatório absorve 0,5 gramas de dióxido de carbono equivalente por quilowatt-hora (gCO2e/kWh) produzido.
   Autorizadas novas operações de crédito para estatais do setor elétrico
     As estatais de energia elétrica poderão contratar novas operações de crédito destinadas ao saneamento econômico e financeiro. A medida foi anunciada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no início da noite de ontem (28). O objetivo é facilitar a reestruturação de dívidas dessas estatais.
   Angra 2 volta a operar depois de 40 dias de operação de manutenção
     A Usina Nuclear Angra 2 voltou a operar, depois de 40 dias em manutenção e reabastecimento. Segundo a Eletronuclear (subsidiária da Eletrobras) - estatal que administra o complexo nuclear no sul do estado do Rio de Janeiro -, a usina foi reintegrada ao Sistema Interligado Nacional às 2h33 de ontem.
   Eletrobras negocia dívidas de distribuidoras pela conta de combustíveis
     O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, Armando Casado de Araújo, acredita que até o fim do ano a companhia concluirá as negociações da parcela de R$ 1,7 bilhão da dívida de R$ 4,9 bilhões que as distribuidoras de energia do Amazonas, Acre, de Rondônia e Roraima têm com a Petrobras, pelo óleo combustível fornecido pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
   ENTREVISTA - "Eles querem Estados e municípios de pires na mão - Folha de Londrina - FolhaWeb
     ... quebraram as empresas. A Eletrobras, com a má gestão do governo federal, acumula um prejuízo de R$ 50 bilhões. A Petrobras R$ 200 bilhões. Se eu fosse represar e não dar o aumento, eu ia fazer com a Copel ...
   Eletrobras compra por R$ 59 milhões controle da companhia de energia de Goiás - O Globo
     Segundo ranking da Aneel, a Celg-D teve o pior serviço de distribuição de energia elétrica do país em 2013 RIO - A Eletrobras adquiriu o controle da Companhia Energética de Goiás Distribuição (Celg-D), ...
   Déficit de geração hídrica afetará
     Cesp, Eletrobras e AES Tietê A estimativa de déficit na geração de energia por fonte hídrica deve impactar negativamente o lucro de empresas como Eletrobras, AES Tietê, Co ...
   Estatais de energia podem contratar novas operações de crédito
     O Governo Federal ampliou de R$ 800 milhões para R$ 1,9 bilhão o valor das contratações envolvendo operações de crédito destinados ao saneamento econômico e financeiro ...
   Financiamento ao setor elétrico está praticamento fechado
     Banqueiros terão reunião com Mantega para discutir tema e medidas recentes do BC
   Investimento em Tapajós será 69% maior que o previsto
     Valor total a ser injetado na usina, que é a principal aposta do setor, será de R$ 30,6 bi
   Sem pagamento de óleo, térmicas são afetadas
     A decisão da Petrobras de suspender o fornecimento de óleo combustível para a Eletrobras por uma dívida de R$ 850 milhões afetou o funcionamento de ao menos duas térmicas no Norte no fim de semana.
   Petrobras corta óleo de térmicas de Manaus
     Estatal negocia dívidas de R$ 6,1 bilhões. Usinas respondem por 10% do abastecimento do Norte
   Ibama recebe EIA-Rima do Tapajós
     Eletrobras, coordenadora de grupo de estudo, informou entrega ao órgão ambiental
   Redes elétricas inteligentes podem recompor falhas no sistema em até um minuto
     A adoção do Smart Grid ou rede elétrica inteligente na Eletrobras Eletronorte vem reduzindo os custos de projetos com a eliminação de cabos, diminuição de reles auxiliares e conexões físicas. Só na Usina Hidrelétrica Tucuruí foram retirados cinco toneladas de cabos elétricos
   Pesquisa rebate tese de que hidrelétricas de países tropicais emitem mais gases
     Estudo divulgado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobras, rebate a hipótese defendida por parte da comunidade científica de que usinas hidrelétricas instaladas em países tropicais emitem mais gases de efeito estufa que usinas térmicas a carvão com mesma capacidade
   Térmicas só conseguem operar a 35% da capacidade
     Ex-presidente da Eletrobras considera normal adoção de limites no mercado livre O alto custo do uso das termelétricas se deve a falta de investimento nest ...
   Reunião matinal
     Abertura Dólar pode reagir ao início de rolagem de swaps com 8.000, ante 7.000 diários leiloados no mês anterior. Juros futuros têm pesquisa Focu ...
   Térmicas temem ficar sem óleo em Manaus
     BR Distribuidora informa que vai suspender fornecimento do combustível se não receber pagamento
   Joint venture entre Weg e Copel recebe aprovação do Cade - DCI (Online)
     A aquisição, pela Eletronorte, controlada da Eletrobras, da totalidade da participação societária detida pela Abengoa Concessões Brasil Holding no consórcio Linha Verde Transmissora de Energia, signatário ...
   Regulador chinês realiza investigação antimonopólio contra Microsoft
     Regulador chinês está conduzindo investigação uma antimonopólio contra a Microsoft por não ter revelado, totalmente, informações sobre seu sistema operacional Windows e o software ...
   Oposição critica repasses do Tesouro ao setor e represamento da tarifa de energia
     O setor elétrico foi um dos assuntos abordados pelos candidatos à Presidência da República ...
   Economia de R$ 6 bi anuais
     Devolução de cerca de 5 mil megawatts médios de concessões que vencem em 2015 e que não foram renovados vai ajudar a compensar o impacto do repasse às tarifas dos empréstimos contraídos este ano pelas distribuidoras de eletricidade
   Pesquisa rebate tese de que hidrelétricas de países tropicais emitem mais gases
     Estudo divulgado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobras, rebate a hipótese defendida por parte da comunidade científica de que usinas hidrelétricas instaladas em países tropicais emitem mais gases de efeito estufa que usinas térmicas a carvão com mesma capacidade.
   Perillo pede recursos federais para companhia energética de Goiás
     O governador Marconi Perillo pediu à presidenta Dilma Roussef a liberação de R$ 1,9 bilhão para a Companhia Energética de Goiás (Celg). Os recursos, repassados pela Eletrobras, serão usados na reestruturação da empresa.
   Papéis de estatais caem com liderança de Dilma em pesquisa
     A liderança da presidente Dilma Rousseff (PT) na corrida eleitoral com os opositores Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) no primeiro e segundo turnos, conforme mostrou pesqui ...
   Caixa e BB socorrem Eletrobras com R$ 6,5 bi
     A Eletrobras informou ontem à noite, por meio de um comunicado ao mercado, que fechou captação de empréstimo de R$ 6,5 bilhões junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal. A operação terá garantia da União e os recursos serão destinados, segundo a estatal, à conclusão de metas de seu plano diretor de negócios.
   Rombo na energia já chegou ao BNDES
     Para complementar recursos e fechar contas do setor, instituição deve entrar com R$ 3 bilhões
   Brasil e China tem agora um acordo na área de energia
     O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acompanhado do Presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto e do Presidente de Furnas, Flávio Decat, recebeu o Presidente da empresa China Three Gorges, Lu Chun. No encontro, foi tratado do acordo de cooperação estratégica entre Eletrobras/Furnas, China Three Gorges e Cwei Brasil, que deve dar as bases do projeto de construção da usina hidrelétrica de São Manoel, no Rio Tapajós.
   Furnas e Three Gorges
     Furnas, subsidiária do grupo Eletrobras, e a chinesa Three Gorges vão estudar em conjunto a viabilidade da implantação da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará.
   China, o novo grande parceiro
     Dilma Rousseff e Xi Jinping assinam 32 acordos e ampliam as relações comerciais, de cooperação tecnológica e educacional e também na área de projetos de infraestrutura
   Eletrobras define novos presidentes nas distribuidoras
     Criação de cargos não altera gestão das empresas centralizada na holding, afirma diretor
   PILULAS ENERGÉTICAS
     -O acordo do Brasil com a China no setor energético, representa uma cooperação estratégica entre Eletrobras, Furnas e as empresas chinesas China Three Gorges Corporation e CWEI Participações para incremento de cooperação na construção da Hidrelétrica do Rio Tapajós.
   FMI terá grande satisfação de trabalhar com o Brics, diz Christine Lagarde
     A presidente do Fundo Monetária Internacional (FMI), Christine Lagarde, transmitiu “felicitações” à presidente Dilma Rousseff pela reunião dos lideres do Brics (Brasil, Rússia, Índ ...
   TCU fecha o cerco sobre o setor elétrico
     Projetos atrasados, empréstimos a distribuidoras e contratações de térmicas são alvos das investigações do órgão Tribunal investiga por que empresas que lucraram com energia cara também foram ajudadas pelo governo
   Conselho aprova gestão majoritária da CEA à Eletrobrás
     Celebração do aditivo está condicionada à aprovação de órgãos estaduais. Companhia de Eletricidade do Amapá tem gestão compartilhada em 50%.
   Eletrobras reestrutura gestão de distribuidoras
     A Eletrobras comunicou ao mercado a reestruturação do modelo de gestão de suas subsidiária...
   TCU fecha o cerco sobre setor elétrico - Folha de São Paulo
     precisou socorrê-las, com repasse R$ 12,4 bilhões, dos quais R$ 11,2 bilhões serão cobrados na tarifa. Além do custo para o consumidor, o TCU apura o fato de que companhias como Cemig, Copel e Eletrobras, ...
   Pipas, papagaios, pandorga ou raia tem causado danos e prejuízos às redes de energia elétrica
     Aos consumidores. A Eletrobras Distribuição Rondônia já atendeu de janeiro a junho, 120 ocorrências com interrupções de energia devido a pipas. A maioria delas na tentativa de retirar a pipa da rede, outras
   Conselho da Eletrobras cria cargo de diretor-presidente para distribuidoras
     O Conselho de Administração da Eletrobras aprovou uma mudança na estrutura de organização das suas distribuidoras de energia, criando o cargo de diretor-presidente para cada uma da ...
   Argentina e Brasil estudam a construção da hidrelétrica de Garabi no rio Uruguai
     Eletrobras, em parceria com a empresa argentina Emprendimientos Energéticos Binacionales S.A. (Ebisa), desenvolve os estudos e projetos para a instalação de aproveitamentos hidrelétricos no rio Uruguai, na fronteira entre o Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, e a Argentina, nas províncias de Misiones e Corrientes.
   Distribuidoras da Eletrobras tem novo modelo de governança das suas distribuidoras
     A Eletrobras enviou comunicado ao mercado informando sobre a aprovação, pelo Conselho de Administração, da alteração do modelo de governança das distribuidoras da empresa. Leia o comunicado na íntegra nesta edição do INFOENERGIA.
   Furnas coloca a venda participação no complexo Aracati
     A Eletrobras Furnas colocou a venda sua participação no Complexo Eólico Aracati.
   Serviços de energia melhoram, aponta estudo - Valor Econômico
     Apesar da percepção predominantemente negativa dos consumidores, os indicadores de qualidade na prestação de serviços de energia elétrica apresentam "expressivas melhorias" na última década e meia.
   Aneel ganha tempo enquanto estuda socorro a elétricas - Brasil Econômico
     Agência confirmou adiamento de liquidação de contratos de maio da CCEE, mas descarta reajuste extraordinário Diante da falta de caixa das distribuidoras para arcar com o pagamento de R$ 1,3 bilhão referente à energia contratada das geradoras via Câmara de Comercialização...
   CESP pede indenização de R$ 6,69 bi por Três Irmãos
     A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo o recebimento de indenização pelos investimentos não amortizados na Usina Três Irmãos. A i ...
   Justiça holandesa suspende pagamento das plataformas e beneficia a OSX
     A justiça da Holanda aceitou o pedido da OSX Leasing, subsidiária da OSX Brasil, e suspendeu, a partir desta quinta-feira, o pagamento das obrigações referentes às plataformas fixa ...
   Furnas venderá participação em complexo eólico Aracati (CE)
     A empresa Furnas, subsidiária da Eletrobras, publicou ontem o edital para venda da participação de 49% no Completo Aracati de energia eólica
   Eletrobras divulga vídeos de consumo consciente de energia elétrica em Libras
     Eletrobras divulga vídeos de consumo consciente de energia elétrica em Libras “Se a comunicação se dá pelo uso de fala e audição, então os surdos também falam e ouvem, porém falam com as mãos e ouvem com os olhos.”
   A ameaça da panela de pressão ao abastecimento de energia
     Roubo de cabos de alumínio para fazer utensílios prejudica setor. Foram 11 toneladas em 10 dias
   Eletrobras combate ligações irregulares na Operação Tolerância Zero
     Eletrobras combate ligações irregulares na Operação Tolerância Zero Equipes da Eletrobras Distribuição Rondônia neste mês de julho, voltam a participar da Operação Tolerância Zero, realizada por ...
   A Eletrobras Distribuição Rondônia alerta para o perigo das brincadeiras com pipas
     A Eletrobras Distribuição Rondônia alerta para o perigo das brincadeiras com pipas As brincadeiras em época de férias escolares de muitas crianças são soltar pipas nas ruas. Apesar de ser ...
   Empresa faz demonstração das melhorias durante a II audiência pública do Conselho de Consumidores
     Empresa faz demonstração das melhorias durante a II audiência pública do Conselho de Consumidores
   Eletrobras Distribuição Rondônia abre concurso com 710 vagas
     Há oportunidades para níveis superior, médio e fundamental. Os salários ofertados vão de R$1.196,70 e R$4.524,71.
   Eletroacre investe R$10 milhões em novos religadores
     Valor prevê aquisição e instalação de 212 equipamentos automatizados nas redes da distribuidora
   Eletrobras Eletrosul inaugura usina Megawatt Solar
     A Eletrobras Eletrosul, reafirmando sua posição de vanguarda no incentivo ao desenvolvimento de fontes alternativas de energia, transformou a sua sede administrativa, em Florianópolis, em um complexo de geração fotovoltaica – o maior da América Latina integrado a um edifício. A usina Megawatt Solar, de 1 megawatt-pico (MWp) é capaz de produzir energia suficiente para atender a aproximadamente 540 residências.
   Da superfície para as profundezas: Um modelo com defeitos genéticos – Artigo que tenta explicar a crise.
     O presente artigo pretende reunir em um só texto todos os argumentos, gráficos, tabelas que temos usado para fazer uma análise crítica do que vem ocorrendo no setor elétrico.
   Setor público registra déficit primário de R$ 11 bilhões em maio
     O setor público consolidado - governos federal, estaduais e municipais e empresas estatais - registrou, em maio, o pior resultado primário para o mês desde o início da série histór ...
   AEB prevê queda no fluxo de comércio para este ano
     O Brasil terá modesto saldo no comércio exterior, este ano, mas não por aumento das exportações. É que, com juros de 11% ao ano e fraca atividade econômica, a importação irá cair. ...
   Diretora da CVM divulga voto sobre Eletrobras
     A diretora Luciana Dias, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), detalhou, via manifestação pública de voto, as razões que a levaram a não aceitar termo de compromisso proposto pela União para encerrar processo da autarquia em que é acusada de voto abusivo na Eletrobras.
   CVM não aceita acordo do governo para anular processo
     União deve ser levada a julgamento por descumprimento do artigo 115 na Eletrobras
   Aumento da mistura pode ser discutido nesta manhã, em Brasília
     O encontro era para ter sido realizado na última semana, mas a presidente Dilma Rousseff cancelou em função de outros compromissos
   Distribuidoras da Eletrobras recebem propostas de projetos de P&D
     As distribuidoras da Eletrobras – Eletrobras Amazonas Energia, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Alagoas, Eletrobras Distribuição Piauí, Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletrobras Distribuição Roraima
    Justiça do Rio concede liminar contra Ampla e Light em ação do Procon
     O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu liminar em açao civil pública, movida pelo Procon do estado contra as concessionárias de distribuição de energia elétrica Light e Ampla. A decisão é do juiz Luiz Roberto Ayoub
    PILULAS ENERGÉTICAS
     Belo Monte só vai estar gerando energia em 2016, um ano de atraso. Mas, com tantas invasões, só isto poderia ocorrer. Tantas paralisações nas obras. E também com os linhões que levarão a energia de Belo Monte para outras regiões, nada deixa quem acompanha as obras, que os atrasos ocorram. Poderia ser em maior prazo até.
   Eduardo Campos: pré-sal não pode ser base da política energética brasileira
     O Brasil deve investir na sustentabilidade energética a longo prazo, promovendo de forma imediata uma “virada de rumo” na direção de uma economia energética de baixo carbono. Assim se manifestou o pré-candidato à presidência da república Eduardo Campos (PSB-PE).
    Chesf energiza Igaporã
     Com investimento de R$ 71,04 milhões, a Chesf energizou, no último dia 31 de maio, a nova Instalação Coletora Eólica Igaporã, inicialmente, com um transformador trifásico 230/69, com capacidade de transformação de 150 MVA, além da linha de transmissão 230kV Igaporã II/Bom Jesus da Lapa II, na Bahia
   Forças Armadas irão reforçar segurança em usinas e subestações da Eletrobras Amazonas Energia durante os jogos da Copa do Mundo
     Forças Armadas irão reforçar segurança em usinas e subestações da Eletrobras Amazonas Energia durante os jogos da Copa do Mundo
   Eletrobras atende orientações da Defesa Civil para a religação pós-enchente
     A Eletrobras Distribuição Rondônia informa às famílias que foram atingidas pela enchente do Rio Madeira que o reestabelecimento da energia acontecerá somente após a inspeção da Defesa Civil, que encaminhará, por meio do consumido
   Processo dos Iluminados
     1ª audiência realizada em 21/05/2014, o Juiz solicitou a presença do MPT. Nova audiência realizada no dia 11/6. MPT pediu 30 dias para pronunciar-se. Processo nº 0010111-20.2014.5.01.0060, 60º VTR - SINTERGIA X CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S/A
   REVISÃO TARIFÁRIA DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA
     Aneel propõe custo de capital de 7,16% Preço pago pelas distribuidoras no leilão A-0 ficou até 33,2% mais alto
   Na Semana do Meio Ambiente a Eletrobras realizou ações de conscientização de uso seguro e eficiente de energia elétrica
     A Eletrobras Distribuição Rondônia participou ativamente da Semana do Meio Ambiente, realizando eventos com as ações de uso seguro...
   Eletrobras investe R$ 15 milhões para combater furtos no interior de Alagoas
     Distribuidora quer realizar 180 mil visitas em 102 cidades do estado
   Novo empréstimo para o setor elétrico pode chegar a R$ 8 bi
     O governo estima que seja necessário viabilizar um novo empréstimo de R$ 8 bilhões para o setor elétrico.
   Distribuidoras Eletrobras recebem projetos de P&D
     As distribuidoras da Eletrobras – Amazonas Energia, Acre, Alagoas, Piauí, Rondônia e Roraima &ndash...
   Sem acordo sobre o PLR, trabalhadores da Chesf e Furnas entram em greve
     Trabalhadores da Chesf e de algumas bases de Furnas não aceitaram a proposta da Eletrobras para o pagamento da ...
   Acionista da Eletrobras pede à CVM mudança na acusação contra União – Valor
     Comentário: A MP 579/2012 ou lei 12783/2013 continua expondo o pouco respeito que temos com instituições em geral. De início poderíamos estranhar que um governo que historicamente defendeu a manutenção das empresas estatais adote uma política cujo núcleo coloca em risco a maior empresa geradora e transmissora da América Latina. É também irônico que o…
   Eletrobras reduz seus investimentos
     Os gastos da Eletrobras nos primeiros quatro meses do ano caíram R$ 459,2 milhões (valor já corrigido pela inflação) quando comparado ao mesmo período de 2013. Até agora, o grupo, ...
   Eleições do Sintergia mostraram confiança da categoria do Sindicato
     O resultado em que aproximadamente 1.300 trabalhadores(as) deram uma vitória consagradora à Chapa 1 - Unidade na Luta, demonstra a confiança na continuidade de uma diretoria que tem garantido nos últimos anos em todos os Acordos Coletivos firmados a reposição plena da inflação + ganho real + reajuste dos benefícios. No entanto, não podemos ser arrastados por boatos levianos que tentam desviar o foco do principal objetivo da categoria neste momento: o avanço das Campanhas Salariais. A direção do Sintergia continua cumprindo todas as suas funções no campo administrativo e sindical, dando continuidade a assuntos de interesse da categoria, cumprindo o que estabelece o artigo 105 do nosso Estatuto: Art. 105: Na hipótese de anulação ou suspensão da eleição, administrativa ou judicialmente, o mandato da diretoria eleita em pleito anterior válido, será automaticamente prorrogado até a investidura dos eleitos em novo pleito
   TRT10 considera ilegal terceirização na Eletrobrás
     Por considerar ilegal terceirização em curso na Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras), em postos de trabalho da atividade fim da empresa, a Primeira Turma do TRT10ª Região determinou que ela encerre os contratos de terceirização para aquelas funções. Os desembargadores entenderam que a terceirização irregular gerou lesão à sociedade, e por isso condenou a empresa ao pagamento de indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos.http://trt-10.jusbrasil.com.br/noticias/118688226/trt10-considera-ilegal-terceirizacao-na-eletrobras
 

Associação dos Empregados da Eletrobras - Telefone /fax: (21) 3553-3501 / (21) 3553-3502
Copyright 2024 - Todos os direitos reservados a AEEL

Desenvolvido por AMANDY SOFTWARE