Belo Monte só vai estar gerando energia em 2016, um ano de atraso. Mas, com tantas invasões, só isto poderia ocorrer. Tantas paralisações nas obras. E também com os linhões que levarão a energia de Belo Monte para outras regiões, nada deixa quem acompanha as obras, que os atrasos ocorram. Poderia ser em maior prazo até.
-O Banco do Brasil e a BB Votorantim lançaram na BM&F Bovespa, na capital paulista, o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) em debênture, ou seja, um tÃtulo de dÃvida emitida para financiar projetos em investimentos privados no setor de infraestrutura.
-Com patrimônio de R$ 300 milhões e prazo de 12 a 15 anos, o fundo é voltado para infraestrutura em áreas de interesse público, como energia, transporte, água, saneamento básico e irrigação. É destinado exclusivamente a investidores qualificados, que são empresas ou pessoas fÃsicas com alto investimento financeiro.
-Os torcedores que foram ao jogo de abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, fizeram 135 mil ligações de telefonia celular e mais de 1 milhão de comunicações de dados, incluindo envios de e-mails, fotos e mensagens multimÃdia. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), na partida entre Brasil e Croácia, a maior concentração foi na tecnologia 3G, que teve picos de tráfego e congestionamentos momentâneos. Será que o pessoal foi ao estádio para ligar por telefone, ou para assistir o jogo?
-Quando as seleções de México e Camarões na Arena das Dunas, em Natal, deram o pontapé inicial do primeiro estádio de futebol brasileiro com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia PBE Edifica. A certificação faz parte da parceria entre o Inmetro e a Eletrobras, por meio do programa Procel Edifica, que cuida da eficiência energética de edificações.
-Coube à Eletrobras os investimentos pioneiros que viabilizaram a estruturação desse processo no paÃs. A Classificação Geral A alcançada pelo estádio Arena das Dunas teve os nÃveis de eficiência analisados por especialistas do LabCon da Universidade Federal do Rio Grande Norte, que integra a Rede de Eficiência Energética em Edificações (R3E). A auditoria foi feita por inspetores da Fundação CERTI, de Santa Catarina, que emitiu a etiqueta. Esses agentes foram capacitados com recursos da Eletrobras e atuam no mercado em articulação com a equipe técnica da Eletrobras Procel Edifica.Â